Activity

No mundo do desenvolvimento Android, as Atividades (Activities) são componentes cruciais que fornecem uma interface do usuário visual para os usuários interagirem com seu aplicativo. Uma atividade representa uma única tela com uma interface de usuário. Seja uma tela de login, uma lista de itens, um formulário de cadastro ou qualquer outra interface, todas são representadas por atividades no Android. Neste artigo, vamos explorar em profundidade o conceito de atividades e como elas são fundamentais para criar aplicativos Android dinâmicos e interativos.

Ciclo de Vida de uma Atividade

As atividades no Android passam por vários estados durante seu ciclo de vida. Entender esses estados é essencial para gerenciar recursos e fornecer uma experiência de usuário suave.

  • onCreate(): Chamado quando a atividade é criada. É aqui que você realiza a inicialização fundamental: criando a interface do usuário, vinculando dados e configurando elementos.

  • onStart(): Chamado após onCreate(), indicando que a atividade está prestes a se tornar visível.

  • onResume(): Chamado após onStart(), indicando que a atividade está prestes a se tornar interativa para o usuário. Este é o ponto onde a atividade está na frente e pronta para receber entrada do usuário.

  • onPause(): Chamado quando outra atividade é iniciada ou quando a atividade atual está prestes a ser interrompida. É uma oportunidade para salvar dados que devem ser mantidos quando a atividade não está mais visível.

  • onStop(): Chamado quando a atividade não está mais visível para o usuário.

  • onDestroy(): Chamado antes da atividade ser destruída. É uma oportunidade para liberar recursos, como conexões a bancos de dados ou transmissões registradas.

Criando uma Nova Atividade

Para criar uma nova atividade no Android, você precisa seguir algumas etapas básicas:

  1. Defina um Layout: Crie um arquivo XML para o layout da sua atividade. Isso define como a interface do usuário será apresentada.

  2. Crie a Classe da Atividade: No seu código Java/Kotlin, crie uma nova classe que herda de Activity ou AppCompatActivity (para compatibilidade com versões antigas do Android). Esta classe representará sua atividade.

  3. Vincule o Layout à Atividade: No método onCreate(), use o método setContentView(R.layout.seu_layout) para vincular o arquivo XML do layout à atividade.

  4. Interaja com Elementos da Interface do Usuário: Você pode acessar elementos da interface do usuário, como botões e campos de texto, usando seus IDs definidos no arquivo XML.

public class SuaAtividade extends AppCompatActivity {
    @Override
    protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.seu_layout);

        // Exemplo de como acessar um botão
        Button meuBotao = findViewById(R.id.meu_botao);
        meuBotao.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
            @Override
            public void onClick(View v) {
                // Ação a ser realizada quando o botão for clicado
            }
        });
    }
}

As atividades são frequentemente interconectadas em aplicativos Android. Para iniciar uma nova atividade a partir de uma atividade existente, você utiliza intenções (Intents).

Intent intent = new Intent(AtividadeAtual.this, NovaAtividade.class);
startActivity(intent);

Neste código, AtividadeAtual é a atividade da qual você está iniciando a nova atividade, e NovaAtividade é a atividade que você deseja iniciar.

As atividades formam a espinha dorsal dos aplicativos Android, permitindo que você crie interfaces de usuário interativas e navegação fluida entre diferentes telas. Compreendendo seu ciclo de vida e como interconectá-las, você estará pronto para desenvolver aplicativos Android complexos e envolventes.