Arquitetura

A arquitetura do Flutter é baseada em widgets. Widgets são os blocos de construção fundamentais de um aplicativo Flutter. Eles são objetos imutáveis e eficientes em termos de desempenho que definem a interface do usuário do seu aplicativo. No Flutter, tudo é um widget, desde o layout básico até os elementos complexos da interface do usuário.

Aqui estão alguns conceitos chave na arquitetura do Flutter:

Widgets:

  1. Widgets Básicos:

    • StatelessWidget: Um widget que não mantém estado. Ele só pode ser construído uma vez e não pode ser alterado.
    • StatefulWidget: Um widget que pode reagir às interações do usuário e pode ser reconstruído quando o estado interno muda.
  2. Widgets de Layout:

    • Container: Um widget que pode conter outros widgets e fornece propriedades de estilo, como margens, preenchimento e fundo.
    • Row, Column: Widgets para organizar outros widgets horizontalmente (Row) ou verticalmente (Column).
    • Stack: Um widget que empilha seus filhos uns sobre os outros.
    • ListView, GridView: Widgets para exibir uma lista ou uma grade de widgets.
  3. Widgets de Material Design:

    • O Flutter oferece uma vasta gama de widgets que seguem as diretrizes de Material Design, como AppBar, FloatingActionButton, Card, etc.

Gerenciamento de Estado:

  1. setState():

    • Para widgets StatefulWidget, você pode chamar o método setState() para indicar ao Flutter que o estado interno do widget mudou. Isso provoca uma reconstrução do widget.
  2. Provider:

    • O pacote Provider é amplamente utilizado para gerenciamento de estado no Flutter. Ele fornece uma maneira fácil de passar dados de um widget para outro e gerenciar o estado do aplicativo.
  3. Bloc Pattern:

    • O Bloc é um padrão de gerenciamento de estado que ajuda a separar a lógica de negócios da interface do usuário. Ele é implementado usando os pacotes bloc e flutter_bloc.

Arquiteturas de Aplicativos:

  1. MVC (Model-View-Controller):

    • Embora não seja estritamente uma arquitetura do Flutter, o padrão MVC é frequentemente utilizado em aplicativos Flutter. O modelo (Model) representa os dados e as regras de negócios, a visão (View) é responsável pela interface do usuário, e o controlador (Controller) coordena as interações entre o modelo e a visão.
  2. Bloc Pattern:

    • O Bloc Pattern, mencionado anteriormente, é amplamente usado para criar aplicativos Flutter escaláveis. Ele separa a lógica de negócios em “Blocs” que gerenciam o estado e as transformações de eventos.
  3. Redux:

    • O padrão Redux é outra opção para gerenciamento de estado em aplicativos Flutter. Ele segue um fluxo unidirecional de dados e ajuda a manter o estado da aplicação previsível.

O Flutter é altamente flexível quando se trata de arquitetura de aplicativos. Você pode escolher a abordagem que melhor se adapta às necessidades do seu projeto, seja ela MVC, Bloc Pattern, Redux ou qualquer outra arquitetura personalizada que você deseje implementar. Cada abordagem tem suas próprias vantagens e é importante escolher a que faz mais sentido para o seu caso de uso específico.