ImageView
UIImageView
é uma classe do UIKit em iOS que exibe uma imagem em um aplicativo. É uma parte fundamental para exibir gráficos, fotos e outros tipos de imagens em interfaces de usuário iOS. Aqui estão os passos para criar e trabalhar com um UIImageView
em um aplicativo iOS:
Criando uma ImageView no Interface Builder (Storyboard):
- Abra o Xcode e crie um novo projeto ou abra um projeto existente.
- Abra o Main.storyboard ou o arquivo onde você deseja adicionar a ImageView.
- Na biblioteca de objetos (Object Library), procure “Image View”.
- Arraste e solte a ImageView para a tela no storyboard.
- Selecione a ImageView e, na barra de atributos, clique no botão de atributos de imagem para selecionar a imagem que deseja exibir.
Criando uma ImageView Programaticamente em Swift:
import UIKit
class ViewController: UIViewController {
override func viewDidLoad() {
super.viewDidLoad()
// Criando uma ImageView programaticamente
let minhaImageView = UIImageView(frame: CGRect(x: 50, y: 100, width: 200, height: 150))
// Configurando a imagem da ImageView
if let imagem = UIImage(named: "nome_da_imagem") {
minhaImageView.image = imagem
}
// Adicionando a ImageView à hierarquia de Views
view.addSubview(minhaImageView)
}
}
Neste exemplo, uma UIImageView
é criada programaticamente e uma imagem é atribuída a ela usando o método UIImage(named:)
. A ImageView é então adicionada à hierarquia de Views do ViewController.
Personalizando uma ImageView:
Você pode personalizar uma UIImageView
de várias maneiras, incluindo:
- Conteúdo da Imagem: Configure a imagem usando a propriedade
image
. - Conteúdo de Modo: Ajuste o modo de exibição da imagem usando a propriedade
contentMode
(por exemplo,.scaleAspectFit
,.scaleAspectFill
). - Interação do Usuário: Ative ou desative a interação do usuário com a ImageView usando a propriedade
isUserInteractionEnabled
. - Animação: Você pode criar animações usando uma sequência de imagens e atribuí-las à propriedade
animationImages
.