Stepper

Em desenvolvimento iOS, um Stepper (passo a passo) é um elemento de interface do usuário que permite aos usuários aumentar ou diminuir um valor numérico em incrementos ou decrementos definidos. Os Steppers são frequentemente usados quando você deseja permitir que os usuários ajustem valores numéricos de forma gradual. Vamos ver como criar e trabalhar com um Stepper no iOS usando Swift:

Criando um Stepper no Interface Builder (Storyboard):

  1. Abra o Xcode e crie um novo projeto ou abra um projeto existente.
  2. Abra o Main.storyboard ou o arquivo onde você deseja adicionar o Stepper.
  3. Na biblioteca de objetos (Object Library), procure “Stepper”.
  4. Arraste e solte o Stepper para a tela no storyboard.

Criando um Stepper Programaticamente em Swift:

Você também pode criar um Stepper programaticamente usando código Swift. Aqui está um exemplo de como criar e configurar um Stepper em um View Controller:

import UIKit

class ViewController: UIViewController {
    override func viewDidLoad() {
        super.viewDidLoad()

        // Criando um Stepper programaticamente
        let meuStepper = UIStepper(frame: CGRect(x: 50, y: 100, width: 0, height: 0))
        
        // Configurando os valores mínimo e máximo do Stepper
        meuStepper.minimumValue = 0
        meuStepper.maximumValue = 100
        
        // Configurando o incremento ou decremento do Stepper
        meuStepper.stepValue = 1
        
        // Configurando o valor inicial do Stepper
        meuStepper.value = 50
        
        // Adicionando uma ação quando o valor do Stepper é alterado
        meuStepper.addTarget(self, action: #selector(valorAlterado(_:)), for: .valueChanged)
        
        // Adicionando o Stepper à hierarquia de Views
        self.view.addSubview(meuStepper)
    }
    
    @objc func valorAlterado(_ sender: UIStepper) {
        let valorSelecionado = sender.value
        print("Valor selecionado: \(valorSelecionado)")
    }
}

Neste exemplo, um Stepper é criado programaticamente e uma ação é associada a ele. Quando o valor do Stepper é alterado, a função valorAlterado(_:) é chamada para processar o valor selecionado.

Personalizando um Stepper:

Você pode personalizar um Stepper de várias maneiras, incluindo:

  • Valores Mínimo e Máximo: Configure os valores mínimo e máximo usando as propriedades minimumValue e maximumValue.
  • Incremento/Decremento: Defina o incremento ou decremento do Stepper usando a propriedade stepValue.
  • Valor Inicial: Configure o valor inicial do Stepper usando a propriedade value.
  • Ações Personalizadas: Adicione ações personalizadas para eventos específicos, como .touchUpInside, usando o método addTarget(_:action:for:).
  • Estilo e Cores: Personalize o estilo do Stepper e suas cores usando as propriedades tintColor e setDecrementImage(_:for:) / setIncrementImage(_:for:) para definir imagens personalizadas para os botões de incremento e decremento.