UIViewController
UIViewController
é uma classe fundamental no UIKit em iOS que representa um controlador de visualização. Ele gerencia uma hierarquia de views associadas a uma tela no aplicativo iOS. UIViewController
é frequentemente usado para controlar interfaces de usuário, responder a eventos do usuário e gerenciar a transição entre diferentes telas de um aplicativo.
Aqui estão os passos para criar e trabalhar com um UIViewController
em um aplicativo iOS:
Criando um UIViewController:
Crie um novo arquivo Swift ou Objective-C para a classe do seu
UIViewController
.Subclasse
UIViewController
para criar uma nova classe de controlador de visualização. Por exemplo, em Swift:import UIKit class MeuViewController: UIViewController { override func viewDidLoad() { super.viewDidLoad() // Código a ser executado após o carregamento da view } }
Configurando uma Interface de Usuário (Interface Builder):
- Abra o Main.storyboard ou crie um novo arquivo de interface no Interface Builder.
- Arraste e solte um objeto
UIViewController
da biblioteca de objetos (Object Library) para a tela no storyboard. - No Identity Inspector, atribua a classe do seu
UIViewController
à propriedade Custom Class. - Designe a interface de usuário usando componentes visuais, como botões, labels, text fields, etc., no Interface Builder.
Navegação entre ViewControllers:
- Para navegar de um
UIViewController
para outro, você pode usar métodos comopresent(_:animated:completion:)
oupushViewController(_:animated:)
dependendo do contexto. - Para voltar de um
UIViewController
, você pode usar métodos comodismiss(animated:completion:)
oupopViewController(animated:)
.
Comunicação entre ViewControllers:
- Para passar dados entre ViewControllers, você pode definir propriedades na classe do destino e atribuir valores antes de apresentar ou empurrar o próximo ViewController.
- Você também pode usar padrões de design como o padrão de delegado (delegate pattern) ou NotificationCenter para comunicação entre ViewControllers.
Ciclo de Vida do UIViewController:
UIViewController
possui diversos métodos de ciclo de vida importantes, incluindo viewDidLoad()
, viewWillAppear(_:)
, viewDidAppear(_:)
, viewWillDisappear(_:)
e viewDidDisappear(_:)
. Você pode substituir esses métodos para realizar tarefas específicas em diferentes estágios do ciclo de vida da view.
override func viewDidLoad() {
super.viewDidLoad()
// Executado após o carregamento da view.
}
override func viewWillAppear(_ animated: Bool) {
super.viewWillAppear(animated)
// Executado antes da view aparecer na tela.
}
override func viewDidAppear(_ animated: Bool) {
super.viewDidAppear(animated)
// Executado após a view aparecer na tela.
}
override func viewWillDisappear(_ animated: Bool) {
super.viewWillDisappear(animated)
// Executado antes da view ser removida da tela.
}
override func viewDidDisappear(_ animated: Bool) {
super.viewDidDisappear(animated)
// Executado após a view ser removida da tela.
}
Esses métodos são úteis para realizar tarefas específicas, como configurar dados, animações ou atualizações, em diferentes fases do ciclo de vida da view. Eles podem ser substituídos de acordo com as necessidades do seu aplicativo.