Classes

Em Dart, você pode criar classes para modelar objetos e estruturar seu código de maneira orientada a objetos. Abaixo está um exemplo básico de uma classe em Dart:

// Definição de uma classe chamada Pessoa
class Pessoa {
  // Atributos da classe
  String nome;
  int idade;

  // Construtor da classe
  Pessoa(this.nome, this.idade);

  // Método da classe
  void saudacao() {
    print('Olá, meu nome é $nome e eu tenho $idade anos.');
  }
}

void main() {
  // Criando uma instância da classe Pessoa
  Pessoa pessoa1 = Pessoa('João', 25);

  // Acessando os atributos e chamando o método da instância
  print('Nome: ${pessoa1.nome}');
  print('Idade: ${pessoa1.idade}');
  pessoa1.saudacao(); // Chama o método saudacao da instância pessoa1
}

Neste exemplo:

  • A classe Pessoa possui dois atributos: nome e idade.
  • Um construtor é definido usando a sintaxe Pessoa(this.nome, this.idade). Este construtor simplificado inicializa automaticamente os atributos da classe com os valores passados durante a criação de uma instância da classe.
  • Um método chamado saudacao é definido, que imprime uma saudação usando os atributos da classe.
  • No método main, uma instância da classe Pessoa chamada pessoa1 é criada e seus atributos e métodos são acessados.

Você também pode adicionar métodos getter e setter, utilizar herança, implementar interfaces e muito mais em Dart para criar hierarquias de classes mais complexas e reutilizáveis.