Classes
Em Dart, você pode criar classes para modelar objetos e estruturar seu código de maneira orientada a objetos. Abaixo está um exemplo básico de uma classe em Dart:
// Definição de uma classe chamada Pessoa
class Pessoa {
// Atributos da classe
String nome;
int idade;
// Construtor da classe
Pessoa(this.nome, this.idade);
// Método da classe
void saudacao() {
print('Olá, meu nome é $nome e eu tenho $idade anos.');
}
}
void main() {
// Criando uma instância da classe Pessoa
Pessoa pessoa1 = Pessoa('João', 25);
// Acessando os atributos e chamando o método da instância
print('Nome: ${pessoa1.nome}');
print('Idade: ${pessoa1.idade}');
pessoa1.saudacao(); // Chama o método saudacao da instância pessoa1
}
Neste exemplo:
- A classe
Pessoa
possui dois atributos:nome
eidade
. - Um construtor é definido usando a sintaxe
Pessoa(this.nome, this.idade)
. Este construtor simplificado inicializa automaticamente os atributos da classe com os valores passados durante a criação de uma instância da classe. - Um método chamado
saudacao
é definido, que imprime uma saudação usando os atributos da classe. - No método
main
, uma instância da classePessoa
chamadapessoa1
é criada e seus atributos e métodos são acessados.
Você também pode adicionar métodos getter e setter, utilizar herança, implementar interfaces e muito mais em Dart para criar hierarquias de classes mais complexas e reutilizáveis.